10 Curiosidades sobre Raquel de Queiroz que você não sabia


Rachel de Queiroz nasceu em Fortaleza, 17 de novembro de 1910 e por isto estamos colocando estas informações para você.

1.Rachel era descendente do escritor José de Alencar pelo lado materno.

2.Em 1915, por conta de uma seca devastadora, mudou-se com os pais para o Rio de Janeiro. A seca inspirou Rachel a escrever um dos seus livros mais importantes; O Quinze. Ela retornou para Fortaleza dois anos depois.

3.Rachel de Queiroz nasceu na cidade de Fortaleza em 1910 e morreu em 2003 no Rio de Janeiro . Ela era jornalista, tradutora e escritora.

4.Morreu em 4 de novembro de 2003, vítima de problemas cardíacos, no seu apartamento no Rio de Janeiro, dias antes de completar 93 anos.

5.Rachel foi perseguida pela ditadura de Getúlio Vargas. Foi presa sob a acusação de ser comunista e teve vários livros queimados.

6.Rachel foi a primeira mulher a ingressar na Academia Brasileira de Letras.

7.Ela escreveu para a antiga revista O Cruzeiro durante 30 anos.

8.O romance As Três Marias foi adaptada para a TV no início dos anos 80 como uma novela de mesmo nome. As protagonistas foram interpretadas pelas atrizes Glória Pires, Nádia Lippi e Maitê Proença.

9.Rachel traduziu livros de Balzac, Jane Austen, Dostoiévski, Agatha Christie, Jack London, entre outros.

10.Rachel de Queiroz quando criança sonhava em ser uma bailarina, mas que por motivos físicos não pode realizar esse sonho, e seguiu com a carreira de escritora, não por que gostava mas por que era o que ela sabia fazer.

Por Paulo Varella/ArteRef

Comentários