Cidade comemora bicentenário com homenagem literária

Quem não gosta de ganhar livros de presente? Pois é isso mesmo que ganhará Nova Friburgo, na região serrana do Rio de Janeiro, ao completar duzentos anos em maio deste ano. Um grupo de escritores se reuniu para publicar uma antologia de contos, crônicas e ensaios que tivesse a cidade como tema e o resultado é surpreendente, segundo o organizador, o escritor friburguense George dos Santos Pacheco. Pacheco conta ainda que tudo começou durante uma conversa durante a Festa Literária de Nova Friburgo – FLINF.
No ano passado surgiu a oportunidade de organizar um livro que homenageasse Nova Friburgo. O projeto teve início quando o escritor Solano DellaMuerte sugeriu um livro com histórias que se passassem na cidade, e então tomei a iniciativa de organizar a coletânea, reunindo o maior número de autores possível para a homenagem. O resultado é uma obra com escritores que se declaram pela nossa terra. Mais do que uma homenagem, é uma reunião de amigos em torno da Literatura e de Nova Friburgo”, afirma George.
Nesta edição dezesseis autores participaram da antologia
As histórias e reflexões se passam na “Suíça Brasileira” (um dos títulos da cidade) e o leitor (friburguense ou não) terá facilidade para conhecer e se reconhecer no município. O livro será prefaciado por Marcos Marins, atual Secretário Municipal de Cultura e conta com dezesseis autores: Anna Braga Asth, Carlos Henrique Abbud, David Massena, Déborah Simões, Flávia Gonçalves, George dos Santos Pacheco, Isabelle Sarruf, Janaina Botelho, Leyla Lopes, Lohan Lage Pignone, Paula Farsoun, Robério José Canto, Solano França DellaMuerte, Tereza Cristina Malcher Campitelli, Thales Amaral e Thiago Kuerques.
Diferenças de estilo à parte, o prazer da boa leitura é o elemento chave entre textos tão diversos, acrescentando ao imaginário do leitor a experiência de uma literatura fluida e envolvente, numa homenagem mais que merecida. O livro já está em pré-venda no Clube de Autores, e tem previsão de lançamento para maio de 2018.
Nova Friburgo, a Suíça Brasileira
Pedra do Cão Sentado: monumento natural símbolo da cidade
Nova Friburgo é a única cidade brasileira criada por um decreto real Dom João VI — então rei de Portugal, Brasil e Algarves. Antes disso, quando o Brasil ainda era colônia, D. João criou outras cidades, especialmente no Rio Grande do Sul. Todas elas, no entanto, anteriores a 1808, quando ainda era príncipe-regente. Também foi o primeiro município do Brasil a ser criado e planejado para depois receber os seus primeiros habitantes, os colonos suíços, vindos em sua maioria do Cantão de Fribourg. Por conta disso, a cidade foi batizada de Nova Friburgo. O município também é conhecido como a Cidade das Flores e Berço dos Jogos Florais.
Serviço:
Nova Friburgo – Contos, Crônicas e Declarações de Amor Vol. II, George dos Santos Pacheco (Org.)

Clube de Autores

153 páginas

R$ 30,22

Comentários