Dez livros para ler nas férias


O Jornal O Globo consultou Eduardo Valladares, gerente pedagógico do Descomplica, e Tatiana Nunes Camara, professora de língua portuguesa e produção textual do Mopi, e elaborou uma lista com dez volumes para ler nas férias e o Calango Literário gostou. Que tal passar as férias em boa companhia?
 
1 - Toda Poesia (Companhia das Letras), de Paulo Leminski

"Reunião de obras poéticas de Leminski que, com toda sua versatilidade e irreverência, 'brinca' com as palavras, de modo a construir mensagens maravilhosas, recheadas de muito conteúdo. Qualidade, atitude, destreza com as palavras e improviso resumem os traços dos poemas desse grande mestre da arte poética", explica Tatiana.

2 - A coragem de ser imperfeito (Sextante), de Brené Brown

"O livro trabalha com os conceitos de coragem e vulnerabilidade, tão importantes no universo de qualquer ser humano e, principalmente, para o jovem que pretende se preparar para um ano baseado em desafios, como o vestibular", diz Valladares.


3 - Confiança e medo na cidade (Zahar), de Zygmunt Bauman


"O livro aborda questões sociais e estruturais, que envolvem as cidades grandes de um modo geral. É uma obra interessante: além do viés social abordado, há também uma análise do aspecto geográfico e, com base em uma análise social e filosófica, o autor traz à tona a discussão do espaço geográfico associado à condição social", diz Tatiana.

4 - Eu sou as escolhas que faço (Sextante), de Elle Luna

Valladares recomenda: "O livro enfatiza a questão da difuldade de escolher um caminho a ser seguido, como a hora de escolher a carreira. Distingue de forma bem clara os conceitos de vocação e trabalho. Excelente leitura para uma época mais amena do ano."

5 - A hora da estrela (Rocco), de Clarice Lispector


Tatiana diz: "É uma narrativa que faz rir e que faz chorar em um breve espaço de tempo. O texto, muito descritivo, nos permite visualizar as cenas em nosso imaginário. A obra é instigante e a forma como é construída provoca no leitor o desejo de estar sempre querendo saber o que vai acontecer no momento seguinte."

6 - Outros jeitos de usar a boca (Planeta), de Rupi Kapur

"O livro trata da experiência de violência, abuso, amor, perda e feminilidade. O volume é dividido em quatro partes, e cada uma delas serve a um propósito diferente. Lida com um tipo diferente de dor. Outros jeitos de usar a boca transporta o leitor por uma jornada pelos momentos mais amargos da vida e encontra uma maneira de tirar delicadeza.

7 - Felicidade Crônica (L&PM), de Martha Medeiros

"Já no título percebemos um jogo com as palavras, que pode despertar no leitor curiosidade. Livro que reúne crônicas de diferentes temas, com uma abordagem cotidiana, tal como se espera desse gênero. Linguagem leve, escrita fácil, texto agradável, narrativas que nos permitem completa identificação com as personagens", indica Tatiana.

8 - O drible (Companhia das Letras), de Sérgio Rodrigues


"Por meio de uma narrativa impactante, o livro descreve a época da ditadura e envolve o cenário do futebol. É o tipo de leitura que não dá vontade de acabar. Sérgio Rodrigues conta um drama entre pai e filho, recupera episódios sombrios da história recente do país e faz uma celebração do futebol raras vezes empreendida na literatura brasileira".


9 - Modernidade Líquida (Zahar), de Zygmunt Bauman


"A fluidez, a fragilidade, a fraqueza dos laços estabelecidos entre as pessoas são temáticas abordadas no livro que, também, provoca uma discussão conceitual e prática sobre as relações de trabalho; a relação sentimental entre os seres humanos, as incertezas e as inseguranças vividas por nós atualmente", conta Tatiana.

10 - 50 contos de Machado de Assis' (Companhia das Letras), org. John Gledson

"Uma coletânea de textos clássicos que pode auxiliar o aluno a entrar num universo de escrita diferente e genuína. Conhecer o Machado por meio dos contos pode fascinar o aluno a aprender a gostar de ler por conta dos temas dos contos", recomenda Valladares.

Comentários