Lançamento de Livros: Azules, por Cristiane Grando e O Monstro e Seus Vazios, por Wellington Souza

Cristiane Grando e Wellington Souza lançarão em outubro seus livros na 34º Semana Literária Sesc & Feira do Livro em Foz do Iguaçu


Azules


Publicado em São Paulo pela Editora Benfazeja, trata-se de um livro de poemas em português e espanhol, sendo a décima quarta publicação de Cristiane Grando. A obra é dividida em quatro partes (Châtres: poética da paisagem, As Musas, Genesis e Azules) e versa sobre locais, fotos, sensações, cotidiano, memórias. Châtres é uma pequena cidade francesa que, na alma da autora, é lavada pela chuva de Cerquilho, sua cidade natal localizada no interior de São Paulo. Em As Musas há reflexões doces sobre a sensibilidade e criação artística. A imagética Genesis expõe alguns poemas inspirados em fotos de Sebastião Salgado e de outros fotógrafos, e transita do Pantanal a Galápagos. Fechando o livro, Azules é um prisma que reinventa o significado das cores incidentes na poesia.

O Monstro e Seus Vazios


Estreia do autor, o livro busca uma poética na qual “a fumaça contorna as ruínas do homem/névoa/entranhas/seu resto de civilização” e explora a tradição de literatura introspectiva em que nas personagens ainda ecoam a pergunta deixada por Clarice Lispector: sou um monstro ou isto é ser uma pessoa? Cada poema é uma viagem interior, ora acompanhada por quem foi, ora por quem não é, por quem gostaria de ser, por musas inventadas. O livro reúne uma equilibrada mistura da força imagética do surrealismo e dos haicais com a influência de teorias psicanalíticas de Freud e Lacan. Morgana Rech, mestre em Teoria da Literatura e doutoranda em Teoria Psicanalítica, afirma no prefácio: “diante de uma poesia desta complexidade, onde o autor é ‘tão bruto quanto um caçador de borboletas’, a fragmentação do eu é delicada, mas estrondosa”.

Dia:  01/10/2015
Horário: 19h00
Local: Auditório
Público: Estudantes, professores, escritores, comunidade geral 


Sobre os autores

Cristiane Grando


Cristiane Grando nasceu em Cerquilho, 1974. Escritora e tradutora de textos literários (francês, espanhol e português). Autora de 14 livros publicados – Fluxus, Caminantes, grão, Claríssima, Arvoressências (com Mauricio Vieira), Numeralia, Azules – poesia em português, francês, espanhol, catalão, inglês e guarani. Laureada Unesco-Aschberg de Literatura 2002. Doutora em Literatura (USP), com pós-doutorado em Tradução (Unicamp), sobre as obras e manuscritos de Hilda Hilst. Professora na Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila). Professora convidada na Universidad Autónoma de Santo Domingo-UASD, 2007-2011 (Leitorado/Itamaraty). Diretora do Teatro Municipal de Cerquilho, 2013. Diretora-fundadora do Jardim das Artes, Cerquilho-SP, 2004-2005, e do Centro Cultural Brasil-República Dominicana, extensão cultural da Embaixada do Brasil em São Domingos, 2009-2011.

Wellington Souza

Wellington Souza cresceu e vive em São Paulo. Escreve poemas e contos que lhe renderam participação em antologias de concursos literários e publicações em revistas on-line. O Monstro e Seus Vazios é o seu primeiro livro. Desde 2010, dedica-se à edição da revista literária Benfazeja e do site Concursos Literários http://www.concursosliterarios.net.br/, projetos que culminaram na Editora Benfazeja em 2015.

Comentários