LV Jogos Florais de Nova Friburgo

Estão abertas as inscrições para os LV Jogos Florais de Nova Friburgo. São no máximo de 03 (três) trovas por tema, pelo sistema de envelopes, exceto para os concursos de língua hispânica e paralelos. As trovas serão recebidas até 15 março de 2014. 
Os Jogos Florais são concursos de Trova realizados sob a égide da União Brasileira de Trovadores. O primeiro concurso do gênero foi instituído na cidade fluminense de Nova Friburgo em 1960, considerada hoje o berço dos Jogos Florais. 

O nome parece vir da Antiguidade Clássica, época em que se faziam competições literárias em homenagem à deusa Flora e cujos vencedores ganhavam pedras preciosas com formato de flores.

Os I Jogos Florais de Nova Friburgo foram, então, realizados em 1960 com o tema "AMOR" e receberam mais de 2000 trovas do Brasil e do exterior. (Wikipédia)
Confira a seguir as categorias e temas para concorrer:
LV Jogos Florais de Nova Friburgo

Atenção: Data limite para chegada das trovas, em todas as modalidades:

15 março de 2014


CONCURSO NACIONAL
Tema:  PASSEIO  - (L/F)                                                   

Tema: BALADA (HUMOR)

(máximo: 3 trovas por tema)

Data limite para chegada- 15 de março de 2014

Endereço para remessa:

A/C de Dilva Maria de Moraes

Av. Ariosto Bento de Mello 30/502-

Nova Friburgo-RJ  CEP: 28610-100


CONCURSO  LOCAL

Para trovadores de Nova Friburgo

Tema: RELÓGIO (L/F)

Tema: BACIA (H)

(máximo: 3 trovas por tema)

Endereço para remessa:

A/C Maria Nascimento Santos Carvalho

Rua Barata Ribeiro 189, apto. 502 – Copacabana

Cidade do Rio de Janeiro-RJ - CEP: 22011-001


CONCURSO DE LÍNGUA HISPÂNICA

Tema: MÚSICA - idioma español, hasta 15 de marzo de  2014 – (1 trova).
Endereço para remessa: gislainecanales@uol.com.br


CONCURSOS PARALELOS


1 – Homenagem a J. G. de Araújo Jorge

(Pelo  centenário de seu nascimento - 20 de maio de 1914)

Tema: Poesia – 1 trova por concorrente

Endereço para remessa:

Elizabeth Souza Cruz

Rua Santa Marta, 70

Nova Friburgo-RJ     CEP- 28633-080


2- Homenagem a Rodolpho Abbud

(O grande baluarte da trova no Brasil e que partiu para outra dimensão, no dia 25 de novembro de 2013.)

Tema: Fonte do Suspiro – 1 trova

Os trovadores de outras cidades deverão escrever no envelope: "Concurso Nacional” e os de Nova Friburgo: "Concurso Local”.

Endereço para remessa:

A/C Therezinha Tavares

Rua Padre Roberto Saboia de Medeiros, 14 - sobrado

Nova Friburgo-RJ – CEP: 28.625-080


NOTA - O regulamento do Concurso dos Magníficos está aos cuidados do trovador Sergio Bernardo, coordenador desta categoria.

Realização:  UBT-NF e Secretaria Municipal de Cultura de Nova Friburgo.
Como enviar Trovas

Para remessas de trovas em concursos promovidos ou apoiados pela UBT (União Brasileira de Trovadores) a utilização padrão é a do:

SISTEMA DE ENVELOPES 

- Datilografar ou digitar o tema e a trova na face externa de um pequeno envelope de cor branca, medindo aproximadamente 8 x 11 cm.

- Colocar dentro desse envelopinho uma papeleta com a identificação do autor da trova, seu endereço completo, telefone, email(quando tiver e assinatura. Em seguida, lacrar o pequeno envelope, para manter o sigilo exigido nos concursos.

- Colocar esse envelopinho dentro de outro maior e remeter para o endereço do concurso. Como remetente, colocar sempre "Luiz Otávio" (Luiz Otávio (nome literário de Gilson de Castro) foi um poeta brasileiro), e repetir o endereço do destinatário. (Isso é para que o trovador seja anônimo, garantindo maior lisura ao certame)
Nos concursos em que se possa concorrer com mais de uma trova, todas elas poderão ser enviadas juntas, ou seja, cada qual em um pequeno envelope e todas dentro de um único envelope maior.
 
As trovas a serem enviadas para os concursos deverão ser inéditas, ou seja, não poderão ser trovas já premiadas nem já publicadas.

Trovas enviadas para um concurso e não premiadas, poderão ser reaproveitadas em concursos posteriores.
 
Eventualmente algum concurso estipula, no Regulamento, que o remetente seja outro nome, e não "Luiz Otávio". Atentar para esse detalhe e seguir o que o regulamento solicita.

OBSERVAÇÕES
 
I   Se não constar no regulamento específico, não é obrigatória a utilização da palavra-tema na trova (pode ser cognata, ou nem constar, desde que fique claro o sentido da mensagem, em relação ao tema exigido).
 
II  A divulgação dos concursos em andamento e os resultados consta de Informativos e também de vários sites. O www.falandodetrova.com.br é um deles.
 
III Se eventualmente um concurso não utilizar o "Sistema de Envelopes", leia com atenção o regulamento do mesmo, para não correr o risco de ter seu trabalho desclassificado sumariamente.

RECOMENDAÇÕES
 
I   Não inicie todos os versos com letra maiúscula, muito menos digite a trova toda só com maiúsculas, obedecendo sempre a todas as pontuações.   
 
II  Evite enviar simultaneamente para mais de um concurso a mesma trova.
 
III Nunca deixe para enviar os trabalhos nos últimos dias. O Correio pode atrasar-se e a maioria dos concursos considera a data de chegada e não a de postagem. Que é outro detalhe a ser visto no regulamento.

Comentários

  1. Boa noite meu amigo!
    Já sou seguidor do seu blogue, e até já linkei no meu. Estive lendo algumas coisas, e deixo meus parabéns ! Estava sem tempo, mais hoje estou aqui. Moro em Friburgo 5 anos, e já li algumas poesias de jogos florais, nunca participe, mais é super interessante.

    Um abração,
    Fique na paz,
    Dan
    http://gagopoetico.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Postar um comentário