Algemadas: a dependência química sob outra perspectiva


Livro-reportagem lançado pela Editora Íthala conta histórias reais de mães com filhos dependentes químicos

“Francisca tornou-se o escudo que defendia Ronaldo da morte. Seu maior medo era que os traficantes o matassem. Foi esse o motivo que a levou fazer o que podia e o que não podia para defendê-lo. Se o filho recebia ameaças por não ter pago a droga que havia comprado, era ela quem tinha que correr atrás do prejuízo.”

Em "Algemadas – A Trajetória de Mães que Adoeceram com a Dependência Química dos Filhos"(Editora Íthala), os jornalistas paranaenses Milena Beduschi e Raphael Moroz relatam a história de Rute, Francisca, Cecília, Ligia, Sandra e Marli. Mulheres que têm em comum o fato de serem mães e reféns de filhos dependentes químicos. São histórias reais de mulheres que lidam com a culpa diariamente e que viram sua vida desabar por causa do vício de seus filhos.

O livro-reportagem, escrito com uma linguagem simples e direta, rapidamente envolve o leitor. Os primeiros capítulos trazem uma introdução aos temas do jornalismo literário, das drogas e da co dependência. Os capítulos seguintes são dedicados às histórias emocionantes
das seis mães entrevistadas pelos autores.

Os relatos mostram como essas mulheres passam a viver suas vidas com base nas necessidades dos filhos e como fazem de tudo para tentar salvá-los do vício. Muitas vezes,  elas estabelecem uma relação doentia com o dependente, por isso são chamadas de co dependentes. Desmotivadas e sem autoestima, elas também precisam de ajuda. Acima de tudo, precisam entender a doença dos filhos e saber como se portar para que possam realmente tomar as atitudes corretas, por mais dolorosas que possam ser.

Mais do que narrar essas histórias, a intenção dos autores é abrir os olhos de quem vive em situação parecida, mostrando que atitudes como “tolerar” ou “ignorar” o vício de seus filhos podem prejudicar ainda mais a vida familiar. Proporcionando uma visão mais ampla e extremamente real sobre famílias que possuem  dependentes químicos, o livro pretende prestar um serviço à nossa sociedade.


Sobre os autores:

Milena Beduschi
Quando criança, já demonstrava interesse pelos livros e pela arte de escrever. Aos 18 anos, ingressou no curso de Jornalismo da Universidade Positivo, onde se envolveu com mídia impressa, televisão e rádio. Foi premiada no Festival Universitário de Cinema e Vídeo de Curitiba, em duas categorias, além de ter participado da produção do documentário “Quem é você? Desmascarando o carnaval curitibano”, que foi exibido no 15º Festival Brasileiro de Cinema Universitário, no Rio de Janeiro, e na Cinemateca de Curitiba.

Raphael Moroz
Jornalista por formação, Raphael Moroz divide seu tempo entre a Editora Ibpex, onde atua como assessor de imprensa e analista de projetos, e a sala de aula. Nessa última, é estudante de Psicologia. Possui experiência em televisão, rádio e cinema, tendo sido agraciado com diversos prêmios jornalísticos. Além disso, apresentou artigos em congressos de comunicação pelo país afora. Escreve constantemente em seu blog, o “Retratar é Viver” (www.retratareviver.com). Fala sobre cinema, literatura e comportamento, temas pelos quais é apaixonado.


Sobre a Editora Íthala
                                                                                                                      
A Editora Íthala possui um conceito editorial diferenciado: promover a cultura, viabilizando projetos de novos autores. Com apenas quatro anos de atuação, já publicou mais de 60 livros de diversas áreas. A Editora tem como foco livros de baixa demanda com distribuição nacional, sem abrir mão da qualidade nos projetos gráficos e de impressão de seus livros.


Mais informações:
http://youtu.be/_xyZrr2qzSU


Algemadas, Editora Íthala (88 pgs)
Valor: R$ 24,70
Venda on-line e mais informações: www.ithala.com.br

Pacheco também é cultura!

Comentários